Busque Ao Menos Uma Verdade


    
    A vida é uma jornada, mas o que nos guia nesse caminho?
Nossos valores morais e éticos, nossa fé, nosso conhecimento, nossa sabedoria, servem como verdadeiros orientadores para que não nos percamos no caminho.
Mas valores morais e éticos não servem de nada se não aplicados, o que significa, muitas vezes, abrir mão de coisas que poderiam nos beneficiar de algum jeito por conta de uma conduta que acreditamos ser correta. Ser moralista é muito diferente de agir com moralidade e ética, pois uma coisa é pregar aquilo que seria correto, outra coisa é agir corretamente. E sabemos como é fácil falar.
Também de nada adianta crer em Deus e agir contra tudo o que ele representa e quando falo de Deus, não estou falando, necessariamente, de religião. E ainda que não acredite em Deus, certamente, tem suas crenças, pois é do homem acreditar, e elas de nada servem se não aplicadas no seu dia a dia, se não viver de acordo com aquilo em que acredita.
Quanto ao conhecimento, é muito importante saber, pois esse ímpeto que temos de conhecer é da nossa natureza e deve ser estimulado. O conhecimento pode nos levar longe, mas sem todos os outros valores é como uma arma que pode ferir. E será que é esse o propósito da nossa existência, ferir?
Já quanto a sabedoria, ela é diferente do conhecimento e tem a ver com o tempo, com a experiência e contemplação do real, onde as verdades se revelam.
Vejam, por exemplo, o que diz Heráclito, filósofo pré-socrático (540-470 a.C.) que considerava que a natureza estava em constante “devir” (transformação): “Ninguém se banha duas vezes no mesmo rio, porque tanto a água quanto o homem mudam incessantemente.” ― Um verdadeiro exemplo daquilo que se pode extrair de uma observação atenta, pois se contemplarmos tanto um rio, quanto um homem não discordaremos de tal ideia, pois ela é observável no real.
Outro exemplo é o que nos diz Buda: “Ao ensinar os outros
o bom exemplo é o que mais vale.” ― É ou não é uma verdade que podemos observar? Quanto aprendemos com aquele que nos mostra em atitudes seus conceitos?
Siga o seu caminho, procure viver de forma coerente com seus princípios e busque ao menos uma verdade nesta vida, contemplando o mundo que nos foi dado, juntamente com a dádiva da vida e alcance aos poucos alguma sabedoria para viver uma vida plena e feliz, pois como disse Aristóteles: “a felicidade é o único objetivo do homem”.
Fica a dica, busque ao menos uma verdade para ser feliz, porque felicidade é aqui e agora.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sem Dor, Sem Ganho

Existe porto Seguro?

Mire No Alvo Certo