Não Deixe A Verdade Te Botar Para Baixo

        Quando decidimos mudar algo em nossas vidas, antes é preciso que sejamos capazes de mudar algo em nós mesmos. Mas para isto, precisamos colocar nosso foco em nosso comportamento, em cada detalhe, cada hábito que temos, cada reação, é preciso observar cada fato que acontece sem deixar que nossas emoções interfiram e sem fazer julgamento algum, para que, assim, possamos apenas ver todo o cenário.
Porém, isso nem sempre é fácil, pois muitas vezes iremos nos deparar com certas verdades sobre nós mesmos que podem ser difíceis de aceitar, ou ainda iremos constatar  uma realidade nunca antes observada, a realidade concreta, e perceber que as circunstâncias que envolvem nosso desempenho e sucesso podem se apresentar como verdadeiros impedimentos para o que queremos.
A verdade é que nem sempre pode-se ter o que se quer. Então, nessa hora é preciso aprender a lidar com a frustração e se adaptar.
Mas o problema é que para algumas pessoas a frustração é algo inconcebível, inaceitável, o que acaba gerando muito sofrimento, pois negar a realidade dos fatos não é nada produtivo.
Seja como for, seja lá onde estiver o problema, nada se pode fazer sem antes reconhecê-lo verdadeiramente.
Se o problema está em nós, em alguma falha pessoal, como a falta de conhecimento, a incapacidade de se relacionar com o outro, a falta de confiança em si mesmo ou no próximo, tudo pode ser trabalhado para que, de fato, uma melhora pessoal ocorra. Já se o problema está nas circunstâncias externas, tudo o que podemos fazer é analisar se há algo que possa ser feito para mudar a situação que se apresenta ou se, simplesmente, não está ao nosso alcance.
Mas isso exige uma certa sabedoria, o que só é alcançada através do autoconhecimento e da busca pela verdade.
Então, uma verdade pode não ser bonita de se ver, pode não ser agradável e nem aquilo que esperávamos, mas certamente uma verdade é o melhor que podemos ter em qualquer circunstância, pois a partir dela, e só a partir dela, é que podemos traçar as metas necessárias para pôr em prática os nossos objetivos, mesmo que eles não possam ser realizados no tempo que pretendíamos.
Aprenda a lidar com a frustração, ela não é um bicho de sete cabeças e nem tampouco resume o que somos, mas molda e fortalece nosso caráter, o que já é, por si só, um ganho.
Por mais desanimadora que possa ser a verdade dos fatos, nunca permita que a visão da verdade te coloque para baixo, pois a verdade nunca é ruim e há uma diferença enorme entre a verdade e a sensação que experimentamos diante dela, e esta sensação sim pode ser muito desagradável.
Porém, se entender que uma sensação é o resultado físico e/ou emocional de um estímulo, fruto da percepção, e se após dedicar tempo e concentrar-se verdadeiramente em observar o objeto em foco, verá que o objeto, a coisa em si, é bem diferente da sensação inicial que ela causa.
Então, seja amigo da verdade e, independente de qualquer coisa, encare os fatos e  aprimore-se cada vez mais, só assim terá sabedoria, força e coragem para traçar as metas para seus objetivos, ainda que eles não possam ser alcançados no seu tempo.
Fica a dica, seja amigo da verdade para ser feliz, porque felicidade é aqui e agora.
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tire a Fantasia

Sua Vida Está Melhor?

Medo de Quê?