Encare os Seus Defeitos
Não é fácil admitir as próprias falhas, ter de encarar os próprios defeitos pode ser desconfortável, vergonhoso e, às vezes, pode até gerar aquele sentimento de culpa. Porém, ao ignorarmos os defeitos que todos temos, até porque ninguém é perfeito, perdemos a oportunidade de crescer como pessoas.
A verdadeira felicidade não surge da perfeição, mas do esforço persistente para que, um dia, possamos nos tornar a melhor versão de nós mesmos.
Agora, por que será que é tão difícil enxergar os próprios defeitos?
A aceitação, sem dúvida, é o primeiro passo para a mudança. E a mudança também não surge do nada, mas do autoaprimoramento, afinal, mudar para melhor requer tempo, é um processo. Então, não se pode pensar que aceitar é sinônimo de se conformar com os próprios defeitos, mas de reconhecê-los sem resistência.
Aprenda a aceitar críticas, pois, às vezes, nossos defeitos são mais evidentes para os outros do que para nós mesmos. Sei que pode ser um desafio ouvir com abertura, sem tentar se defender ou se justificar, mas tente.
E uma boa técnica para virar o jogo é a seguinte, se você percebe que tem uma dificuldade, por exemplo, não gosta de dividir ou é preguiçoso, ou ainda não sabe como lidar com frustrações, experimente se forçar a fazer o contrário do que o hábito lhe impele a fazer, dê o melhor e maior pedaço daquele bolo para a sua companhia, por exemplo, levante cedo e faça, simplesmente faça o que tem de fazer sem desculpas, se nada saiu como esperado, respire fundo e tente novamente.
Ora, ninguém quer se ver mal na fita, como dizem, e é aí que entra a nossa mente e, numa tentativa de proteger nossa autoimagem, ela começa a criar justificativas para todo o tipo de comportamento negativo, a ponto de, muitas vezes, projetarmos nossas falhas nas outras pessoas. É claro que isso é um mecanismo de defesa que até oferece um alívio momentâneo, mas acaba mesmo é nos impedindo de evoluir, pois ao nos recusarmos a reconhecer nossas fraquezas, nossas falhas, permanecemos estagnados no mesmo ciclo de erros.
É preciso admitir que fazemos o que fazemos por um motivo e esse motivo é nosso e de mais ninguém. E, se não consegue compreender o porquê de certos padrões, não se sinta constrangido por isso, procure um psicanalista, faça uma terapia, porque assumir a responsabilidade de seus atos é imprescindível para o crescimento e a transformação pessoal e, às vezes, é sim preciso ajuda profissional para conseguir isso. E nada funcionará sem a vontade genuína de mudar, evoluir e melhorar.
As limitações, geralmente, não são definitivas. Com esforço e prática, qualquer habilidade pode ser aperfeiçoada e as limitações superadas. E sim, você é humano, logo não é perfeito, mas pode ser muito feliz se encarar as coisas como elas são. Então o que está esperando?
Fica a dica, encare os seus defeitos para ser feliz, porque felicidade é aqui e agora.
.png)
Comentários
Postar um comentário
Seu comentário é muito importante. Obrigada.