Supere o Medo de Errar
O medo de errar, em termos psíquicos, está frequentemente relacionado à baixa autoestima, à necessidade de validação, à falsa crença de que errar é o mesmo que ser incapaz e não ter valor. E essa experiência pode ser uma resposta emocional diante de situações que envolvem risco, risco de julgamento, de fracasso, de aprovação.
Dessa forma, a baixa autoestima, por exemplo, pode levar a pessoa a acreditar que não é boa o suficiente, assim, cada falha é vista como uma confirmação de suas inseguranças.
Também a mania de perfeição, que é a busca incessante pela excelência, pode agravar o medo de errar, uma vez que perfeccionistas tendem a estabelecer padrões muito altos e completamente fora da realidade, o que acaba fazendo com que os objetivos nunca sejam alcançados, gerando uma sensação inevitável de fracasso.
Sem contar a pressão social, que também tem um papel significativo no medo de errar, pois a sociedade frequentemente valoriza o sucesso e a realização e se a pessoa não tem segurança para agir e necessita desesperadamente da aprovação dos outros, isso pode paralisar suas ações e impedir seu crescimento pessoal.
Buscar ter segurança é crucial para enfrentar o medo de errar. E essa segurança tem relação com a crença de que um ambiente é seguro para expressar opiniões, fazer perguntas e ter iniciativa. Quando as pessoas se sentem seguras, elas são mais propensas a se arriscarem e a verem os erros como oportunidades de aprendizado, em vez de falhas pessoais.
Portanto, estabelecer metas realistas que possam ser alcançadas é fundamental para reduzir a pressão e o medo de errar, pois as pessoas se tornam mais conscientes de que um objetivo se alcança de forma gradual e que os erros são uma parte natural desse processo.
Além disso, focar na tarefa e aprender a fazer os ajustes necessários ao longo do processo ajuda e muito no caminho rumo ao sucesso.
Um ambiente muito apropriado para que a pessoa possa desenvolver sua autoconfiança seria aquele em que ela é acompanhada por um coach, por exemplo, sim, sessões de coaching são excelentes para isso, pois esse processo envolve a criação de planos de ação que aproveitam os pontos fortes e trabalham os pontos fracos do indivíduo, colaborando para que ele se sinta mais capacitado e menos propenso a temer o erro, além de proporcionar o autoconhecimento que ele necessita para chegar lá. Sim, através do coaching é possível transformar o medo de errar em uma ferramenta de aprendizado e crescimento, permitindo que a pessoa se torne mais resiliente e confiante em sua jornada.
Fica a dica, supere o medo de errar para ser feliz, porque felicidade é aqui e agora.

Comentários
Postar um comentário
Seu comentário é muito importante. Obrigada.