O Fermento da Coragem


    
    Quão corajoso se considera? Já parou para pensar nisso?
A vida impõe a todos alguns desafios e é diante da dificuldade e da provação que se pode testar o grau de coragem que existe em cada um. E entre aqueles que beiram a covardia e aqueles de extrema valentia que beiram a imprudência, há inúmeras possibilidades da coragem se manifestar em cada ser. E como as pessoas são diferentes, também suas qualidades apresentam várias nuances e umas prevalecem sobre as outras e não há nada de errado nisso.
Mesmo alguém que se considere covarde pode, ao longo de sua existência, demonstrar coragem por enfrentar o desafio de assumir quem é, de encarar suas fraquezas e de tentar superá-las. Nem toda atitude de coragem é visível aos olhos dos outros e eu penso que essa virtude pode evoluir, pode crescer em cada um que a persiga.
Mas o que exatamente é capaz de fazer a coragem crescer? Qual seria o fermento dessa virtude tão essencial que é a coragem? 
Esses dias, ouvi um jornalista dizer que ele fazia o que fazia não por coragem, mas por fé, pois ele realmente acreditava, bem no seu interior, que fazer o que é certo, acima de tudo, fazer prevalecer a verdade, isto conduziria ao melhor. Não vou entrar no mérito aqui de quem era o jornalista e do que exatamente ele estava falando, mas a sua postura pode ser aplicada a qualquer circunstância e, ainda que a pessoa não tenha coragem, fica claro que a fé a transforma e a faz superar qualquer aparente impossibilidade.
Para cada desafio que enfrentamos em nossas vidas a coragem se faz necessária e encarar esta necessidade, levá-la a sério tentando combiná-la com outras virtudes necessárias a uma vida plena, como a moderação, o senso de justiça e a sabedoria, faz toda a diferença em nossas vidas.
O fato é que as virtudes não vieram do nada, elas são como a síntese daquilo que está para além de nós e que pode ser intuído, chegando ao nosso conhecimento com uma representação de um valor Supremo e é por isso que as virtudes são tão importantes e de fato nos conduzem à fé. E, quando a fé é despertada em nós, ela nos fortalece, agindo como o fermento que faz nossa coragem crescer. 
Fica a dica, deixe sua coragem crescer para ser feliz, porque felicidade é aqui e agora. 

Comentários

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante. Obrigada.

Postagens mais visitadas deste blog

Tire a Fantasia

Medo de Quê?

Tente Algo Novo