Na Crise, Respire Fundo

  Todos estão sujeitos a enfrentar problemas na vida, problemas que podem ser financeiros, familiares, de saúde, profissionais, problemas de diversos tipos. 
Muito provavelmente não há um ser vivo que não tenha enfrentado uma crise ao longo da vida. Até aí nada de anormal, porém, quando os problemas surgem e o indivíduo se deixa tomar pelo desespero, tudo pode ficar pior.
É, por isso, que nas horas de crise é preciso tomar medidas para, em primeiro lugar, acalmar o espírito. É necessário dar uma parada, respirar fundo para que o corpo possa manter algum equilíbrio e para que a mente possa trabalhar num ritmo apropriado, permanecendo atenta para que não deixe nada passar, tendo, dessa forma, condições de fazer um julgamento correto.
Também é preciso estar firme nos seus valores, é preciso estar convicto de que está fazendo a coisa certa independente do resultado, mas para isso é preciso buscar informação, conhecimento, é preciso ouvir, é preciso preparar-se.
Se não sabe o que fazer, divida suas preocupações com quem realmente pode ajudá-lo. Nada de buscar o caminho mais fácil. Não fuja do problema, busque forças para enfrentá-lo e não duvide que pequenas ações podem dar resultado. Ainda que um problema não tenha solução, não é necessário que seja consumido pela crise que se apresenta.
Então, lembre-se, pare, respire fundo, acalme seu corpo, sua mente. O dia tem 24 horas, reserve 5 minutos, que seja, para se reequilibrar.
Não tente dar uma solução imediata, a solução virá com a análise adequada da situação. Não se culpe, apenas aprenda com seus erros e compreenda que não é perfeito. Viva o seu tempo e, ainda que olhando para trás na tentativa de compreender o que foi que aconteceu, não se martirize por não poder voltar no tempo e desfazer o acontecido. Tenha em mente que a única chance de um futuro melhor está na ação que se toma agora,  no momento presente. Por isso, é tão importante refletir e meditar.
Sim, estou falando de uma prática milenar que sempre funciona, acredite! E não estou dizendo que a meditação é a resposta, porque muita gente coloca assim: “Ah, o mundo está caindo na minha cabeça e eu vou ficar sem fazer nada? Vou sentar e respirar? Bela solução.”
Absolutamente, não se trata disso. Pense na meditação como um meio para que seja capaz de agir e dar as respostas adequadas, para que seja capaz de avaliar, ponderar.
Ainda duvida? Faça o teste!
Se está desesperado, eu o desafio, faça o teste, sente-se no chão,  numa cadeira, com a coluna ereta, num local tranquilo, com as mãos apoiadas sobre as coxas, as palmas voltadas para cima, ombros abertos e afastados das orelhas, cabeça bem centrada. Respire profundamente pelo nariz. Procure relaxar a musculatura, soltar os pontos de tensão do pescoço, do maxilar, dos lábios e da testa. Deixe que essa experiência lhe mostre os benefícios de abrir mão do controle. Sinta na pele o prazer por liberar cada pequeno ponto de tensão no seu corpo. Perceba que, apesar de sentir,  imediatamente, os benefícios dessa pequena ação, verá que não é nada fácil optar por não ter controle de tudo.
Tenho certeza que,  ao experimentar essa prática, algo no seu interior será despertado, lhe dizendo ser esse o caminho certo.
Funciona mais ou menos assim, se troca a tentativa de controle externo pelo autocontrole. Essa é a única maneira de não ser tomado pelo desespero em momentos de crise, acredite. Mantendo o equilíbrio, a resposta virá.
Fica a dica, respire fundo para ser feliz, porque felicidade é aqui e agora.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tire a Fantasia

Medo de Quê?

Sua Vida Está Melhor?