A Importância do Equilíbrio

         Na vida, todos nós desempenhamos vários papéis diferentes. Somos filhos, irmãos, pais, amigos, colegas de trabalho, profissionais, líderes, seguidores e por aí vai. Às vezes, exercemos o poder que temos, às vezes, nos submetemos ao poder de alguém. E tudo isso faz parte da vida.
Porém, a alternância desses papéis a que somos chamados a desempenhar pode nos confundir um pouco quando levamos algumas de nossas expectativas para quadros e cenários onde não se aplicariam. Por exemplo, quando se está carente de afeto, daquele tipo de afeição que é acompanhada de admiração, de um sentimento de reciprocidade por solicitar ao mesmo tempo que se necessita de alguém, como em um relacionamento íntimo, cuja expectativa, porventura, não é atendida. Ora, se não estiver ciente daquilo que deseja e de onde buscar, pode acontecer de projetar essa expectativa no ambiente errado, como o ambiente de trabalho, onde essa necessidade nunca seria suprida, até porque, o tipo de admiração que se tem por um profissional é fruto de sua competência e desempenho na sua função. No trabalho se é exigido a cumprir bem as tarefas que são de sua responsabilidade e ainda que haja uma codependência dos colegas de trabalho, o que é perfeitamente normal, todos estão ali com o mesmo propósito que é cumprir o dever de desempenhar com eficiência sua função e, detalhe, todos são remunerados por isso.
Da mesma forma, quando se tem dificuldade de exigir de um subordinado coisas relacionadas ao bom cumprimento de sua função no trabalho por alguma dificuldade em se impor ou por achar que vai perder a afeição do funcionário, isso pode gerar inúmeros problemas. Pode até acontecer dessa pessoa direcionar aos filhos, com muita veemência, a autoridade que lhe falta no trabalho.
Sem dúvida, esse tipo de confusão pode desequilibrar uma pessoa, fazendo-a perder o foco e mergulhar em conflitos desnecessários.
Nenhum homem de sucesso é capaz de evitar a frustração. Ninguém é capaz disso, pois frustrar-se faz parte da vida. Não se pode ter tudo, isso é um fato. E ajuda muito nessas situações procurar manter o equilíbrio, tentar compreender que ninguém é perfeito, que muito do que acontece não tem a ver com a pessoa em si.
Parar e refletir sobre as exigências da vida, sobre os diversos ambientes nos quais se atua e ser capaz de perceber as várias facetas do ser é um meio muito eficiente de conquistar esse equilíbrio, assim como meditar sobre suas próprias emoções, suas necessidades, suas carências, buscar um caminho de autoconhecimento é muito positivo para que se consiga manter o foco e superar certas dificuldades.
A boa notícia é que existe técnica para isso, então se estiver sentindo que precisa de algo que não sabe nem o que é, que precisa de um tempo, que precisa parar um pouco para dar conta e recuperar o prumo, procure um meio de aprender a meditar. Porque, acredite, a meditação de fato tem efeitos positivos físicos e mentais que, sem dúvida, ajudam a recuperar o equilíbrio que tanto necessitamos.
Fica a dica, mantenha o equilíbrio para ser feliz, porque felicidade é aqui e agora.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tire a Fantasia

Sua Vida Está Melhor?

Medo de Quê?