Sua Vida É Um Mar De Comparações?

Todos querem melhorar de vida, melhorar suas capacidades, suas habilidades, se superar, mas qual o parâmetro, qual o comparativo?
Nessa hora, é normal que olhemos para o lado, para o outro e façamos aquela comparação. 
Porém, não é o outro que temos de superar, mas a nós mesmos e nesse sentido não adianta querer ser melhor do que o outro, até porque, no que se refere à vida de uma pessoa, à questões relacionadas a ela somente, não cabe a comparação com o outro, o parâmetro aqui deve ser ela própria. Mas há quem se compare com o vizinho, com o colega de trabalho, com o chefe e com mais um monte de gente, dependendo da oportunidade, o que passa a ser um grande problema.
Acontece que o outro serve como uma espécie de ideal a ser alcançado, pois quando desejamos realizar algo, buscamos nos espelhar em quem é mestre naquilo que queremos fazer ou alcançar, como no atletismo, por exemplo, quando alguém começa a praticar um esporte, seja ele qual for, se dedica com muita disciplina e muita persistência, buscando ser como o seu ídolo, o seu ideal supremo. E no caso de uma partida ou uma disputa direta com o oponente, desde o treino, o foco dos grandes vencedores nunca é superar diretamente o outro, mas chegar ao máximo de sua própria capacidade, buscando superar-se, como se o objetivo fosse bater seu próprio recorde. É esse o desafio.
É claro que ninguém nasce mestre em nada, mas ao longo da vida, a partir do momento que se sabe o que quer, vai-se investindo e se dedicando àquilo que se deseja realizar e, como o percurso é longo até o sucesso, vai-se interagindo com o outro, que serve também de meio para que seja possível testar-se em várias situações.
Percebem que o chamado estado de flow, que é a sensação de satisfação e prazer de realizar o que está fazendo a ponto de abreviar a percepção do tempo, como se horas fossem minutos, se dá quando se tem em mente buscar a maestria e não simplesmente comparar-se com o outro, buscando superá-lo. Assim, o estado de flow acontece quando numa atividade solitária estamos focados 100%, procurando fazer o melhor que pudermos, atentos aos mínimos detalhes ou, ainda, quando numa atividade coletiva em que o outro é essencial para a prática, como num jogo de tênis, por exemplo, estamos praticando com alguém mais ou menos do mesmo nível que o nosso, de modo que possamos exigir o máximo possível da nossa própria capacidade.
É claro que as pessoas desempenham atividades diversas, nem todo mundo é atleta, embora esse exemplo torne tudo mais fácil de entender, mas esse princípio funciona sim para qualquer situação, ou seja, não faça da sua vida um mar de comparações com o outro, pois sua vida é sua, as condições que experimenta são apenas suas, os seus objetivos são só seus e, sendo assim, é em relação ao seu próprio ponto de partida que deve focar, buscando superar-se.
Procurando ter essa mentalidade de superar-se em vez de comparar-se, uma coisa maravilhosa acontece quase que automaticamente que é o aumento do autocontrole e a redução do desgaste, da pressão e da frustração que é agir encarando o outro como alguém a ser vencido a todo o momento
Fica a dica, não transforme sua vida num mar de comparações, supere-se para ser feliz, porque felicidade é aqui e agora. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tire a Fantasia

Tente Algo Novo

Medo de Quê?