Por Que Focar na Felicidade?


    
    Eu canso de ouvir por aí pessoas dizendo: “o importante é ser feliz”, mas essas pessoas dependem sempre de algo externo a elas, nunca renunciam a nada, sempre priorizam seu interesse próprio em detrimento de outrem e parecem estar numa corrida sem fim em busca da tal felicidade.
Há também aqueles que quando ouvem falar em felicidade, acham uma baboseira só, uma besteira, como se fosse algo que não existisse realmente. “Que saco, hoje em dia parece que todo mundo tem que ser feliz.” ― é o que dizem.
Nem tanto ao mar nem tanto à terra, como diz o ditado, buscar o caminho do meio, como dizem os budistas. E acreditem, todo o esforço que os budistas fazem é para alcançar a iluminação, o que é impossível, sem antes alcançar a felicidade.
Reparem que não há nada mais difícil do que se alcançar a iluminação, pois tantas coisas devem ser observadas, tantas mudanças devem ser tomadas, tantas renúncias devem ser feitas, e a partir da determinação consciente, na medida em que se vai abrindo mão de um estado anterior, um novo estado vai se apresentando e tomando conta daquele que pretende se iluminar ― o que, muito provavelmente, é um trabalho para muitas vidas.
Observando pessoas simples, que nasceram sem muitos recursos, mas que conseguiram construir uma vida digna, eu diria de sucesso, vi que elas tinham um diferencial, eram felizes e, justamente, por isto, tinham relacionamentos melhores, confiavam mais nas pessoas, ajudar é quase que natural para elas, faziam tudo de boa vontade e acabavam por receber, ao longo de suas vidas, as benesses que só pessoas assim alcançam, pois não é incomum as pessoas que as cercam se sentirem na obrigação de retribuir por suas solicitudes.
Por isso, eu decidi focar na felicidade, pois sem esse estado de ser, que independe de circunstâncias externas, não tem nada a ver com prazer, mas é capaz de nos dar condições de avançar em nossos objetivos, sejam eles espirituais, pessoais, profissionais, não importa, sem ser feliz, o sucesso pode ser apenas aparente.
E quanto a você, onde está a sua felicidade? Consegue perceber a diferença entre alegria, prazer e felicidade?
Fica a dica, foque na felicidade para ser feliz, porque felicidade é aqui e agora. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tire a Fantasia

Medo de Quê?

Sua Vida Está Melhor?