Não se Precipite


    
    A todo momento é preciso tomar decisões, fazer escolhas. E na ânsia de se escolher o melhor, muitas vezes, se esquece que para se fazer uma boa escolha é preciso informação, muita reflexão, ao mesmo tempo em que tem-se de lidar com uma parcela de insegurança e um pouco ou muita ansiedade, o que acaba dificultando muito a situação.
Viver neste mundo é interagir, ou seja, para cada situação a que se é exposto uma série de reações acontecem,  reações estas que se dão no corpo, na psique, na mente e que requerem uma ação que nada mais é do que a escolha que cada indivíduo é capaz de fazer, porém há um processo, há etapas que não podem ser suprimidas,  primeiro se percebe, se conhece através dos sentidos, inúmeros estímulos vindos de fora e também de dentro são sentidos no corpo, a maneira como se encara as emoções vividas, muitas vezes, faz com que o indivíduo se precipite e deduza uma série de coisas sem antes fazer uma reflexão honesta em que se busca um paralelo entre as impressões que se tem e a realidade que se apresenta, gerando, assim, muitos conflitos desnecessários.
Ninguém pode se abster de fazer escolhas nesta vida, mas nem sempre é necessário fazer escolhas imediatas, irrefletidas. Não há necessidade alguma de se precipitar nesse sentido, a não ser que se deixe vencer pela ansiedade.
Se não sabe, pergunte, procure saber, investigue. Não tenha medo de descobrir algo desagradável. Se não tem certeza, se o momento permitir,  não faça nada, busque toda a informação possível para que possa se debruçar sobre o assunto e analisá-lo da melhor forma possível antes de se decidir.
É claro que o tempo não é infinito e uma hora terá de escolher, então cabe ficar atento também às suas intenções.
É claro que antecipar um problema e até uma reação,  no sentido de ter em mente o que pode vir a acontecer,  faz parte e é até positivo para que não seja pego de surpresa, mas uma coisa é supor, ter uma ideia, outra coisa é fazer disso uma realidade alternativa, ou seja, uma fantasia que só existe na sua cabeça e nada tem a ver com os fatos, o que, certamente, fará com que escolha muito mal.
Fica a dica, não se precipite para ser feliz, porque felicidade é aqui e agora.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tire a Fantasia

Sua Vida Está Melhor?

Medo de Quê?