Existe porto Seguro?

Todos buscam sentir-se seguros e nessa busca tão ávida por segurança, a maioria parece estar disposta a abrir mão de tudo em prol do tão sonhado porto seguro. Mas será que ele, de fato, existe? Será que há garantias para a vida? Será que é possível estar isento de qualquer risco ou infortúnio? Será possível transferir a responsabilidade para outrem e achar que tudo estará na mais perfeita ordem?
Sim, segurança tem muito a ver com responsabilidade!
Pense comigo, quando se compra uma mercadoria, por exemplo, é comum que o fabricante e até o vendedor dê garantia ao produto e isto quer dizer que, em caso de algum defeito ou problema, eles se responsabilizam pela troca ou reparo do produto sem custo adicional. Mas e na vida, será que é assim? Será que alguém se responsabilizará por nós? Será que alguém pagará esse preço?
Sinto muito dizer, mas a resposta é não.
Porém, ainda assim, é possível alcançar a única segurança possível que deriva da busca pela verdade, da verdade dos fatos, da verdade de si mesmo, da verdade da vida e da morte, que acaba resultando em melhores escolhas, em um discernimento adequado, em uma visão mais clara dos vícios e das virtudes e, também, na coragem de puxar a responsabilidade por sua vida para si.
Saber quem é, saber do que é capaz, saber seus limites e fraquezas, assim como ter ciência de suas habilidades é o que torna uma pessoa segura de si.
Ter consciência sobre certas verdades da vida como, por exemplo, “não se pode ter tudo”, “para morrer basta estar vivo”, que podem parecer apenas expressões ridículas, mas que, se fossem assimiladas desde sempre, tornariam a vida de qualquer um melhor, também é fundamental e, acredite ou não, essa jornada em busca pela verdade acaba por fortalecer a fé, que é inerente ao homem, mas que só alcança a sua devida proporção se depositada naquilo que está para além do homem ou no transcendente.
Uma fé real e bem direcionada é capaz de confortar, de prover ao homem a segurança capaz de fazê-lo seguir o seu destino com coragem e responsabilidade, mesmo sabendo que ele não pode tudo e nem controla tudo.
Só com consciência se pode fazer melhores escolhas, só com liberdade se pode fazer qualquer escolha, só com a coragem de conviver com as incertezas se pode ser seguro de si e só com fé num propósito maior é que se pode alcançar a única segurança possível, que é confiar no melhor, ainda que este esteja além da nossa compreensão.
Fica a dica,  tenha confiança para ser feliz, porque felicidade é aqui e agora.
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sem Dor, Sem Ganho

Mire No Alvo Certo