O Fracasso e o Fracassado

        Quando se tem um objetivo, é natural que se espere um resultado favorável, ou seja, de fato, o que se quer é ver esse objetivo alcançado.
        Porém, nem sempre o resultado positivo vem logo de primeira, ocorre que ao longo do processo muita coisa acontece, circunstâncias são criadas ou pelos envolvidos ou por agentes externos que acabam comprometendo o resultado final.
        O fato é que, entre a realidade e o que se quer, existe um longo caminho em que se tem que realizar um planejamento adequado, assim como, diversas tarefas e muitos ajustes até que se obtenha o sucesso da empreitada.
        A verdade é que conforme se vai colocando em prática a ação necessária para realizar o objetivo final, pode ser que um resultado diferente do que se espera acabe acontecendo e o fracasso ocorra, mas como disse antes, muitos ajustes também precisam ser feitos para que o resultado esperado ou o sucesso aconteça.
        Logo, o fracasso não é o fim do mundo, é apenas uma indicação de que o processo deve ser revisto, algo deve ser modificado para que o resultado final que se espera ou o sucesso se concretize.
        Porém, algumas pessoas costumam confundir as coisas e se apegam e se prendem ao resultado inesperado como se elas mesmas fossem o próprio fracasso, passando, assim, a desconsiderar todo o processo, a ignorar tudo o que deveria ser posto em prática com as devidas correções e ajustes naturais de qualquer empreitada, sentindo-se fracassadas.
        O fracasso pode acontecer muitas e muitas vezes, mas há uma diferença entre o fracasso e o fracassado e é justamente essa diferença que separa os perdedores dos vencedores.
        O fracasso é um resultado momentâneo até que se decida desistir do processo. E mesmo que haja uma desistência, se ela não é devido ao fato de desconsiderar o processo, ou seja, se o planejamento, as tarefas, os ajustes e todas as demais considerações foram feitas e se chegou a conclusão de que seria melhor interromper o plano e partir para outra empreitada, isto não pode ser motivo para que alguém se sinta fracassado.
        Já o fracassado é aquele que se vê e se identifica com um resultado negativo e inesperado. O fracassado é aquele que ignora o processo, desconsidera tudo o que deve ser feito para chegar lá e que se vê incapaz de realizar, pois seu único foco é o que deu errado, é o fracasso, que poderia muito bem ser momentâneo se não fosse a visão estreita da pessoa.
        Fica a dica, não sinta-se um fracassado para ser feliz, porque felicidade é aqui e agora.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tire a Fantasia

Sua Vida Está Melhor?

Medo de Quê?