Pense Antes de Falar

        Quem é que nunca ouviu isto antes? Quem é que nunca falou demais? E, é claro, quem é que nunca pagou o preço por ter falado demais?
        As palavras têm poder e, justamente por isso, devemos ter todo o cuidado com o que falamos, além de observar como falamos e o quanto falamos.
        Parece bobagem, mas muitos problemas surgem apenas por falarmos sem pensar ou, pior ainda, por deixarmos que aquela má intenção, que sempre vem antes de qualquer atitude e que carregamos muitas vezes por causa da nossa ignorância completa das coisas, acabe resultando em más palavras, em palavras rudes e até em mentiras ou num discurso que acaba gerando desarmonia e desunião, o que é terrível para qualquer relacionamento, seja ele pessoal ou profissional.
        Pensar antes de falar nos dá o tempo necessário para avaliar se o que iremos dizer é mesmo necessário, se fomos realmente solicitados a nos manifestar, se iremos contribuir positivamente com nossas palavras e, ainda mais importante, se não estaremos simplesmente descarregando as nossas próprias frustrações num discurso sem sentido.
        Controlar aquilo que se diz pode não ser tarefa fácil para algumas pessoas, porque o hábito faz o monge e, nesse caso, será preciso desenvolver uma qualidade, que será indispensável para evitar que se fale demais, que é a atenção.
        Isso mesmo, toda vez que estiver numa situação envolvendo uma ou mais pessoas com quem terá de falar, entre em modo de alerta e tente perceber como está se sentindo para que suas frustrações não interfiram na conversa, procure se colocar no lugar do outro, assim, certamente, ficará mais fácil entender que ninguém gosta de palavras rudes e nem de indiretas maldosas.
        Outra coisa fundamental, não dê sua opinião caso não tenha sido solicitada, se a sua opinião é importante, tenha a certeza de que irão solicitá-la, caso contrário, aceite e guarde seus pensamentos para si mesmo.
        Mais uma dica muito simples que pode mudar completamente o modo como se expressa é saiba ouvir. Isso mesmo, temos duas orelhas e deveríamos ouvir duas vezes mais do que falamos! E, sim, funciona e como funciona!
        Quando ouvimos atentamente o outro, automaticamente, passamos a ter mais informação e isso nos permite formar uma opinião muito mais razoável. Além disso, ao nos mostrarmos dispostos a ouvir o que o outro tem a dizer, estamos comunicando, claramente, que aquele que nos fala é importante para nós.
        E não tem nada melhor do que fazer com que alguém se sinta importante, isto muda até a maneira como a pessoa olha para nós, melhorando o relacionamento, criando condições para que até uma opinião seja solicitada.
        Falar o que pensa é sempre bom no sentido de ser sincero naquilo que está dizendo, mas tudo tem sua hora e o momento certo, e mais, tem a maneira certa de se dizer as coisas.
        Seja educado, seja gentil e mude a maneira de você se comunicar. Sem dúvida, isso fará grande diferença na sua vida.
        Fica a dica, pense antes de falar para ser feliz, porque felicidade é aqui e agora.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Autoconhecimento Vs. Autoimagem

Um Choque de Realidade

Seja Otimista