Coerência é Tudo

        Ao longo de nossas vidas vamos formando ideias, conceitos sobre quase tudo. Embora, muitas vezes, nossas conclusões sejam precipitadas, formadas sem relação com a realidade, equivocadas mesmo. E isto gera inúmeros problemas, como a incoerência, por exemplo.
        Todos têm os seus princípios, sua moral e é isto que serve de base para a uma conduta. E essa base é passada de geração em geração e funciona assim porque esses princípios são aplicáveis a realidade e também percebidos na realidade em que se vive.
        É claro que ao longo do tempo essa moralidade sofre alterações, por exemplo, na Roma antiga o pai podia vender seu filho como escravo, o que hoje em dia seria inconcebível.
        Ou seja, a humanidade segue tateando e para que se oriente ela pode contar com o núcleo familiar, com a religião, a filosofia, a história para que, independente do tempo em que se encontre o homem, ele possa agir da melhor forma, ou seja, de forma coerente com aquilo em que se acredita.
        A incoerência é o que nos causa problemas e para sermos coerentes devemos observar e desenvolver dois aspectos: autocontrole e compaixão.
        O autocontrole deve ser praticado para que possamos nos manter firmes em nossos princípios, não caindo na tentação de praticar aquilo que fere as nossas crenças e os outros por puro egoísmo. Agindo corretamente conquistamos confiança, respeito, oportunidades, felicidade, sucesso e muitas outras coisas boas para uma vida plena.
        A compaixão deve ser desenvolvida, até porque viver indiferente a tudo e a todos nos leva a uma vida vazia e sem sentido. Ter a capacidade de reconhecer o sofrimento e a aflição do outro nos torna pessoas melhores por querer ajudar, contribuir, por tirar o foco do nosso próprio umbigo e por ser esse o principal meio de se conhecer e experimentar o amor ao próximo. Enxergar o outro melhora as relações, cria um ambiente de maior tolerância, de maior colaboração e em consequência de maiores realizações.
        Mais uma vez, agir de acordo com aquilo em que se acredita, agir com coerência, embora não seja fácil, torna possível criar os meios para que se possa alcançar uma vida plena, feliz e de sucesso.
        Fica a dica, seja coerente para ser feliz, porque felicidade é aqui e agora.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Livre-se Das Aparências

Mudando o Foco

O Poder Da Renúncia