A Eficácia do Aqui e Agora

        Muitas pessoas passam a vida sentindo-se ineficientes e incapazes, pois nunca se saem bem naquilo que se propõem a fazer, tendo sempre que entregar algo aquém do esperado ou prometido, sempre envolvidas em se desculpar e justificar pelo inconveniente.
        Este tipo de comportamento é, sem dúvida, muito doloroso para os que o sentem e também muito cansativo para os que têm de conviver com esse tipo de pessoa.
        Acontece que os motivos para isto podem ser diversos, mas falarei aqui sobre o terrível hábito de quem nunca vive o aqui e agora, de quem nunca está presente nos momentos de sua vida.
        Ter a noção da importância de estar de fato presente quando se está realizando alguma ação, seja ela qual for, é determinante para o bom resultado desta ação. Ocorre que algumas pessoas ou estão olhando para trás, presas no passado, tentando entender o que deu errado, revivendo o que já aconteceu e imaginando o que poderia ter feito para que fosse diferente ou estão imaginando o futuro, pensando naquilo que terão de fazer no momento subsequente. Ora, este tipo de comportamento afasta a pessoa da tarefa em si, a torna cansada e sem disposição, pois sim a atividade cerebral cansa e se ela é dedicada a outra coisa, senão aquilo que deve ser feito, apenas esgota a pessoa sem resultar em nada concreto.
        Quando se fala de viver cada momento, de estar aqui e agora, fala-se exatamente de foco, de concentração, de perceber com clareza o que precisa ser feito, o que pode ser feito e de como agir da melhor forma, usando toda a capacidade e habilidades disponíveis para a realização da tarefa.
        E quando se fala em tarefa, não necessariamente está se falando de algo relacionado ao trabalho, por exemplo, imagine que no seu dia de folga você decide passar um tempo com a família, sua tarefa é justamente pensar no que irão fazer, discutir isso com a família e chegar a uma conclusão que satisfaça a todos, providenciar para que todo o necessário esteja disponível e dedicar-se de corpo e alma, ou seja, estar presente no momento sem pensar no que deveria ter feito ou naquilo que precisará fazer no futuro. Isso é viver o aqui e agora, isso e dedicar-se àquilo que definiu como meta, e a tarefa é cada passo para chegar lá.
        Nem todos sabem como manter-se focados, como experimentar esse estado de presença naquilo que estão fazendo, mas digo que há um caminho, uma forma muito eficiente de alcançar esse estado tão necessário para que a pessoa possa sentir-se apta e capaz, que é a meditação.
        Através da meditação se consegue a calma necessária para trazer a mente para o momento presente e, a partir disso, começar a fazê-la concentrar-se pouco a pouco no objeto desejado pelo tempo necessário. Isso pode até parecer bobo, mas aprender a estar aqui e agora, a viver o momento é o meio mais eficiente para uma vida próspera e feliz.
        Fica a dica, viva o momento para ser feliz, porque felicidade é aqui e agora.

Comentários

  1. Eu conheço uma pessoa assim, de fato é muito cansativo pra mim e deve ser mesmo um tormento para ela.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante. Obrigada.

Postagens mais visitadas deste blog

Tire a Fantasia

Medo de Quê?

Sua Vida Está Melhor?