Não Aja Como Uma Pessoa Oca

Todos sabemos que a vida é o resultado das nossas escolhas. Isto somado as
circunstâncias das quais não temos o menor controle. E ninguém está imune a isto, todos farão suas escolhas e pagarão o preço disto, ainda que se omitam, a conta chegará.
Porém, é claro que não há ninguém em sã consciência que deseje se sabotar e jogar sua vida no lixo, embora por outro lado nem todos estão atentos ao que é preciso para que boas decisões sejam tomadas.
A melhor forma de encarar o problema é se perguntar: o que deseja realmente? O que quer de verdade? O que considera importante agora? Como imagina o seu futuro? Saberia dizer o que será importante para você no futuro? De que forma a sua decisão afetará a vida das pessoas que o rodeiam? O que valoriza? Do que terá de abrir mão? O que terá de sacrificar?
E não pára por aí, além de se indagar sobre diversas coisas relacionadas a decisão que precisa tomar, é preciso observar se aquilo que tende a escolher está de acordo com os seus valores, seus princípios, suas expectativas reais e até suas características.
Muito importante é analisar os fatos, ou seja, observar o que realmente acontece, deixando a sua fantasia de lado. Digo fantasia, porque hoje, infelizmente, é muito comum que as pessoas ignorem os fatos, preenchendo com sua imaginação ou até com o discurso alheio aquilo que lhe falta, talvez por comodidade, preguiça, irresponsabilidade ou sei lá o quê.
Imagine, por exemplo, que precisa se decidir por uma carreira, hotelaria passou pela sua cabeça, mas embora goste de pessoas, goste de organizar as coisas, de otimizar o tempo e tenha prazer em atender as demandas dos outros, preza muito a família e o contato com quem se relaciona, infelizmente, desconhece que nessa carreira é muito comum que o profissional tenha que mudar de cidade, de estado ou até de país. Será que daria certo uma pessoa com essas características optar por uma carreira dessas?
Percebe como ignorar um simples fato pode causar prejuízo?
Afinal, quando se faz uma escolha vazia, sem considerar a realidade da situação, desconsiderando seus próprios valores, não tem como dar certo, pois esse tipo de atitude é a de uma pessoa oca, que não tem nada dentro, nem valores, nem princípios, nem vontade própria, nem nada, ou está, completamente, alienada e sem nenhuma condição de decidir da melhor forma.
Fica a dica, decida sempre com fundamentos para ser feliz, porque felicidade é aqui e agora. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tire a Fantasia

Tente Algo Novo

Medo de Quê?