Largue Essa Ideia de Fracasso

    
    Não sei se já experimentaram a sensação de que, definitivamente, há uma conspiração do universo contra a sua pessoa e por mais que tente fazer algo, por mais que tente reverter esse ciclo infinito de infortúnios, nada parece dar certo.
Será mesmo verdade? Será que é assim mesmo que acontece ou será que nessa hora a pessoa está pilhada, como dizem, e só tem olhos para aquilo que dá errado?
É claro que as duas coisas podem acontecer, certamente, pode haver uma circunstância ruim, inesperada, da qual não se tem nenhum controle, mas também pode ser que o estado de espírito da pessoa a faça mergulhar no pessimismo e na sensação de fracasso.
Outra coisa que contribui muito para esse tipo de sensação é o imediatismo, hoje em dia quando se pensa numa meta, num objetivo, a pessoa parece esquecer que existe um caminho a ser percorrido, longo ou não, mas o fato é que o resultado nunca será imediato e encarar essa realidade pode ser difícil para algumas pessoas que vivem à espera de um milagre, como se as coisas da vida fossem resolvidas num passe de mágica.
Sinto muito dizer, mas não é assim que funciona, é preciso esforço, é preciso preparo, é preciso paciência, foco e persistência, além de ânimo, é claro, para se chegar a algum lugar.
E como um antídoto para essa ideia fixa de fracasso, fruto da ansiedade de quem espera um resultado, mas acaba colocando o carro na frente dos bois, eu sempre recomendo a meditação, uma prática milenar capaz de proporcionar calma, foco e aumento da concentração a todos os seus praticantes, além de favorecer a autoconsciência, porque ela mesma com seus fundamentos e seus efeitos nos ensina. Quer um exemplo?
Muitas pessoas praticam a meditação por conta da dor crônica e, nesse caso, um dos objetos principais a ser focado nesse tipo de meditação é a própria dor. Assim, o praticante, a partir da observação atenta da sua dor, da sua respiração e da dinâmica do seu corpo nesse processo tem como consequência a diminuição significativa dessa dor, porém, como disse anteriormente, esse resultado não ocorre imediatamente e, algumas vezes, ao focar na dor o praticante experimentará a sensação de que o incômodo aumenta em vez de diminuir e, nessa hora, aquele que ceder ao imediatismo irá, certamente, desistir da prática, o que é lamentável, porque o seu efeito é real, é positivo.
Muita gente me pergunta sobre o pulo do gato, aquele segredo para que a meditação se transforme em algo mágico e eu sempre costumo dizer que a primeira coisa a fazer é largar essa ideia de fracasso, de que a sua meditação não está dando certo. Deixe o seu anseio de lado, deixe a sua expectativa de lado e aprenda a observar, aprenda a ficar em silêncio e olhar para a realidade das coisas e de si mesmo. Na medida em que compreender que tudo está em constante transformação, que nada é perfeito, e, se deixar de lado suas conclusões precipitadas, irá constatar o resultado e, assim, terá certeza de que a sua meditação está sim sendo um sucesso. E isto que acontece a partir da prática da meditação pode ser extrapolado para outras situações da vida.
Percebem, tudo é uma questão de ponto de vista e ter um ponto de vista implica estar numa determinada posição. Então, se não sabe onde está, não saberá qual o melhor caminho a percorrer e chegar onde deseja. E, acreditem, a meditação ajuda muito nisso, pois proporciona autoconhecimento.
Fica a dica, largue essa ideia de fracasso para ser feliz, porque felicidade é aqui e agora.






 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tente Algo Novo

Sua Vida Está Melhor?

Tire a Fantasia