Se Quer Ajuda, Peça!

        Por incrível que pareça, pedir ajuda não é uma tarefa fácil, pois é preciso, antes de mais nada, reconhecer que se está diante de um desafio ou situação na vida em que, de fato, não tem capacidade ou não tem forças nem condição de resolver o problema sozinho.
E, pode parecer absurdo, mas, nessas circunstâncias, algumas pessoas, por não conseguirem encarar suas deficiências, ou por orgulho ou por estarem muito apegadas ao que consideram ser sua autoimagem, seja lá o que for, se tornam incapazes de reconhecer suas fraquezas e, assim, são impedidas de pedirem ajuda.
Por outro lado, há aqueles que a todo momento recorrem aos outros, como se estes tivessem obrigação de ajudá-los, ainda que sem nenhuma necessidade. Agem por hábito, um péssimo hábito, aliás.
São dois extremos que podem dificultar e muito a vida dos envolvidos.
Há, ainda, os que não recorrem aos outros por não quererem ouvir um não, como se esta pequena palavra fosse sinônimo de rejeição.
Há também os que pensam que o outro é quem deve oferecer ajuda sem que seja preciso se expor nem pedir nada. Isso não passa de orgulho da pior espécie, pois as pessoas estão cuidando de suas vidas e nem sempre percebem a dificuldade do outro e sem comunicação, não tem como adivinhar.
Em todos esses casos, pode acontecer da pessoa necessitada levar além do limite uma situação que poderia ser resolvida com a ajuda apropriada e, exatamente, por não ser o caso, a pessoa acaba chegando a criar um problema ainda maior.
É claro que nem sempre se encontra pessoas dispostas a quererem ajudar, mas não cabe a quem precisa de ajuda partir do princípio de que irão lhe negar auxílio. É como diz o ditado, “quem está na chuva é para se molhar”.
Outra preocupação que impede alguém de pedir ajuda pode ser o fato de se achar não ter condições de retribuir o favor, o que é uma ideia absurda, pois por mais insignificante que se possa ser, todos podem causar um bom impacto no outro e retribuir da melhor forma um auxílio concedido.
Porém, não se deve abusar da boa vontade de ninguém, pois há de se ter em mente que ao recorrer ao outro, isto, muitas vezes o fará, realmente, se sacrificar, o que não é nada justo, caso não haja uma necessidade verdadeira.
Uma pessoa deve ser guiada pelo bom senso, deve se colocar no lugar do outro sempre e nunca deve fugir de suas responsabilidades. É claro que a vida, às vezes, impõe certos desafios quase insuperáveis, mas com humildade, coragem e gratidão, se vai construindo as condições apropriadas para superar qualquer situação.
Nunca se esqueça de ser grato, pois a gratidão, que gera a disposição e o desejo de retribuir a bondade é a liga de bons e prósperos relacionamentos.
Fica a dica, aprenda a pedir ajuda para ser feliz, porque felicidade é aqui e agora.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tire a Fantasia

Medo de Quê?

Sua Vida Está Melhor?