Não se Apegue aos Seus Defeitos

  Hoje em dia, fala-se muito em autoconhecimento, a máxima “conhece-te a ti mesmo” parece estar na moda e claro que é muito importante se conhecer, saber o que o move, como costuma reagir a determinadas situações, quais são suas tendências, mas isto de nada serve se, ao conhecer uma característica sua que não contribui em nada para que tenha uma vida feliz, não tiver o ímpeto de modificá-la, como se o saber sobre si mesmo já bastasse.
Eu vejo muito esse tipo de atitude em pessoas mais velhas, não sei se, talvez, por pensarem que já não há mais tempo para mudança, ou se essa forma de agir é a única que encontraram para que se sintam bem, mas a verdade é que, na medida em que se apega aos seus defeitos, carregando-os consigo como uma espécie de troféu, este tipo de mentalidade acaba com qualquer chance de mudança.
Os incômodos que experimentamos ao longo da vida são normais e são a indicação de que algo não está bem. Conforme o tempo passa, precisamos nos adaptar, pois cada situação exige de nós um tipo de atitude e postura, crescer é isto, é adequar-se às exigências que se apresentam. E não pense que só porque chegou a uma idade um pouco mais avançada que essas exigências deixaram de existir. Não, muito pelo contrário, elas continuam aí cobrando uma resposta adequada.
Pelo que observo, a maior dificuldade das pessoas já maduras é que elas querem continuar vivendo a vida como se fossem jovens, achando que essa jovialidade, por si só, irá garantir-lhes uma vida feliz, querem viver ignorando qualquer limitação, como se estivessem numa espécie de negação, em geral, não aceitam conselhos, como se o tempo tivesse dado a elas toda sabedoria do mundo.
É claro que uma pessoa mais velha sabe mais do que uma pessoa mais jovem, pelo menos, esta deve ser a regra, porque, afinal de contas, a passagem do tempo tem de trazer alguma coisa além de rugas, não é mesmo?
Porém, a sabedoria está em receber da vida as oportunidades e saber o que fazer com elas da melhor forma possível, sabendo o que lhe cabe fazer e o que lhe cabe aceitar.
Então eu pergunto, o que vai fazer a respeito? Lustrar o seu troféu ou encarar o fato de que enquanto há vida, há esperança de uma mudança para melhor?
Fica a dica, não se apegue aos seus defeitos para ser feliz, porque felicidade é aqui e agora. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tire a Fantasia

Sua Vida Está Melhor?

Medo de Quê?