A Atitude Correta

        Quando pensamos naquilo que desejamos alcançar, naquilo que nos trará felicidade, plenitude, bem-estar e em consequência o sucesso, precisamos estar atentos a três aspectos que, se adequadamente observados, farão uma enorme diferença no curso de nossas vidas. São eles: abertura ou receptividade, renúncia e virtude.
        Quando falamos em abertura ou receptividade, isso significa que a nossa postura diante do nosso objetivo deve partir da observação sem julgamentos da realidade, ou seja, do ambiente no qual estamos inseridos, das nossas capacidades e limitações, das nossas habilidades, da viabilidade de realização daquilo que queremos, do impacto que a nossa realização irá gerar nas pessoas com as quais nos relacionamos e convivemos, etc.
        Tudo deve ser observado sem que a princípio julguemos ser bom ou ruim seja lá o que for. E isso não quer dizer que não faremos um julgamento de valor sobre se o que almejamos deve ou não ser levado a cabo, porém esse julgamento deve se dar apenas quando já se está ciente de todos os pormenores, do contrário, ao se observar uma limitação qualquer e, precipitadamente, julgá-la como algo ruim, isto pode impedi-lo de ter uma visão mais ampla e de se manter receptivo para a percepção de outros aspectos que compõem o quadro. Esse é o primeiro passo rumo àquilo que se quer alcançar e sem essa atitude o resultado positivo pode ser comprometido.
        Em segundo lugar precisamos renunciar, ou seja, deixar de lado os desejos mesquinhos que não levam a lugar algum, os maus hábitos, e a nossa visão egocêntrica para que, livres, possamos agir de modo adequado. Sem essa atitude será muito fácil nos iludirmos em relação a nossa própria autoimagem, que nem sempre corresponde a verdade e, justamente, por isso nos leva ao erro e ao fracasso por não agirmos de acordo com a necessidade da situação.
        E por último, precisamos estar atentos às práticas das virtudes, que se por infortúnio não as temos, precisamos desenvolvê-las com total consciência da importância que elas exercem sobre nossas vidas e sobre o impacto que a incorporação dessas virtudes em pensamento, em espírito, e em consequência em cada ação, gera no sentido de nos aproximar do objetivo último que é ter uma vida plena, feliz e de sucesso.
        Só com a realização desses três aspectos estaremos aptos a reconhecer o ponto em que estamos e, desse modo, darmos os passos corretos em direção ao nosso ideal de vida.
        Fica a dica, pense corretamente para ser feliz, porque felicidade é aqui e agora.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tire a Fantasia

Sua Vida Está Melhor?

Medo de Quê?